domingo, 6 de dezembro de 2009

Gato Adulto ou Gato Bebé?

Todos sabemos que a tendência mais natural é para a adopção de animais bebés, mas convém (e verá que compensa) pensar bem no assunto antes de tomar a decisão final.
Um gatinho, como qualquer outro animal de estimação, é um companheiro que, esperamos, ficará consigo durante toda a sua vida, o que torna a escolha uma fase muito importante do processo.
Não é só no aspecto físico do animal que devemos focar a nossa atenção, mas acima de tudo no seu carácter.
Temos crianças em casa ou pensamos vir a ter?
Temos outros animais?
Sofremos de alergias?
Que tipo de casa temos?
E o que pensam as pessoas com quem habitamos?
Há que ponderar todas estas questões, e também a forma como iremos lidar com algum problema que possa surgir no futuro. Os animais não são descartáveis!
Se não tem muito tempo ou paciência para as traquinices de um bebé de 4 patas, se é muito apaixonado pela sua mobília ou cortinados e costuma ficar muito tempo fora de casa, poderá acontecer que não tenha tempo para disciplinar convenientemente o seu amiguinho. E se com um gato adulto provavelmente não terá grandes desgostos, um gato bebé dorme muito, mas quando está acordado precisa mesmo de gastar as pilhas... para além disto, os gatos jovens estão geralmente muito activos à noite.
Pela nossa experiência, com o tempo qualquer gato se adapta aos horários dos seus donos, pois ao contrário do que muita gente pensa, estes pequenos felinos são bastante flexíveis nos seus hábitos, é tudo uma questão de como se lida com eles. Mas a verdade é que um gato bebé precisa mesmo de muito mais atenção. É uma experiência única a de partilharmos o nosso espaço com uma criaturinha destas, pois são cheias de energia pura e enchem-nos de alegria, mas querem donos pacientes e firmes, com alguma disponibilidade.
O gato adulto, apesar de não o termos visto crescer, adapta-se muito bem a um lar onde as pessoas passam pouco tempo em casa, e posso garantir-vos que é muito gratificante ir conquistando a confiança dele aos poucos. À medida que nos vai conhecendo melhor vai sempre arranjando novas formas de nos agradecer pelo lar, alimento e carinhos que lhe oferecemos. Estão sempre a surpreender-nos....
Enfim, moral da história: nada de precipitações. Escolha o seu amiguinho com calma, visite-o para vê-lo no seu elemento, pois só aí se comportará com naturalidade.
Fale com ele, faça-lhe festinhas, e mantenha um espírito aberto, pois muitas vezes são eles que nos escolhem a nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário