domingo, 6 de dezembro de 2009

Como preparar-se para a chegada do seu novo amiguinho peludo:

O que é realmente indispensável para manter um gato saudável e feliz ?

Image and video hosting by TinyPic Na realidade esta é uma área em que não há muito a dizer. Como acontece com qualquer outro animal de estimação, aquilo de que um gato realmente precisa é carinho, atenção e um ambiente familiar saudável. É isto que procuramos para os nossos miaus. No entanto, e isto para quem nunca viveu com um pequeno felino em casa, será bom abordar um outro tipo de requisitos também eles indispensáveis a qualquer futuro dono de gato. Afinal, até um 4 patas peludo precisa de certos bens materiais, correcto? Ora vejamos:

. A já mencionada transportadora Image and video hosting by TinyPic figura entre os items indispensáveis, pelos motivos acima explicados. Há-as de vários preços, côres e feitios, à venda em petshops ou em qualquer grande superfície comercial.

. O caixote para a areia. Image and video hosting by TinyPic Uma vez mais podem encontrar-se facilmente e há de vários tipos, desde o mais básico ao mais sofisticado. O ideal será talvez começar pelo modelo mais simples, nem todos os gatos gostam de wcs complicados.... Tenha também em conta o tamanho do gato.

. A areia. Image and video hosting by TinyPic Bom, há tantas qualidades que o difícil é escolher. Uma hipótese é ir experimentando até acertar na que o seu gato mais gosta, ou porque não pedir a opinião de um dono mais experiente? Pode poupar tempo e dinheiro!

. A cama. Image and video hosting by TinyPic Alguns de vós já devem estar a rir-se... pois é meus amigos, para a maioria dos gatos a melhor cama é a cama do dono. Ou o sofá do dono. Ou o lavatório do dono. O melhor é estar preparado para enroscar-se na cama dele umas quantas vezes de forma a torná-la interessante. Ok, isto foi uma piada mas tem o seu quê de verdadeiro, fala a voz da experiência... enfim, cada bichano tem as suas manias mas é sempre bom saberem que têm aquela caminha especial só para eles, principalmente no Inverno. Não esquecer a mantinha!

. A comida. Image and video hosting by TinyPic É mais uma daquelas coisas que convém já ter em casa antes de trazer o novo hóspede. Uma vez mais há muitas variedades, e o ideal será perguntar qual a que ele prefere, a que está habituado a comer e começar por aí. Também pode pedir conselho ao vet. Uma boa ração seca é sempre indispensável, mas porque não presenteá-lo com uma latinha de vez em quando? Ah, não esquecer a água fresca sempre à disposição.

. Os brinquedos. Image and video hosting by TinyPic Todos sabemos que para um gato qualquer coisa é um brinquedo, principalmente quando são pequenitos. É giríssimo vê-los correr e saltar atrás de um papel de rebuçado! Mas atenção futuros donos porque certos brinquedos são perigosos e não devem ser deixados à disposição na vossa ausência, por exemplo fitas ou objectos muito pequenos com que possam enrolar-se ou engasgar-se. Atenção também às coleiras, nem todos os gatos as aceitam e podem asfixiar-se com elas.

. Por último queria focar a questão da segurança:Image and video hosting by TinyPic por favor tenham atenção às janelas e varandas, máquinas de lavar e secar, etc.... com estes nossos amigos todo o cuidado é pouco. Os gatos são líquidos e enfiam-se nos sítios mais inacreditáveis, principalmente se estiverem assustados. Reservem-lhe um espaço confortável e seguro da vossa casa para que o novo inquilino se possa adaptar durante o tempo que for necessário. À medida que se for sentindo mais confiante podem ir-lhe alargando os horizontes =0)

Sem comentários:

Enviar um comentário